Citador

31 janeiro, 2007

Mais pinhadas.


Durante a visita do primeiro-ministro à China, Manuel Pinho apelou ao investimento chinês em Portugal.
«Portugal é um país competitivo em termos de custos salariais. Os custos salariais são mais baixos do que a média dos países da UE e a pressão para a sua subida é muito menor do que nos países do alargamento», sustentou o ministro, perante uma plateia de empresários chineses, na abertura do Fórum de Cooperação Empresarial Portugal China 2007.



Continuamos a apostar no barato em vez da qualidade. Sempre ouvi dizer que a mão de obra em Portugal é barata, será verdade?
Então pergunto sr. Ministro (‘do que quer que seja e do país das maravilhas’), porque é que tantas empresas fecham em Portugal e vão abrir as tais ‘portas’ no leste do velho continente?
Portas essas que sempre ouvi dizer que se abriam a potenciais investidores estrangeiros, para acesso a mercados como, o Brasil, Angola e restantes Países da CPLP , sendo que a única coisa que aconteceu foi esses mesmos investidores passarem ao largo levando o tal investimento para outras ‘portas ou janelas’ abertas por outros países mais activos.
Para quando apostar na qualidade em detrimento do barato, para quando apostar no sistema educativo, de modo a mudar mentalidades e regras de actuação, colhendo como é evidente os respectivos frutos dentro de alguns anos!
Quando é que poderemos viajar para a China e podermos dizer que abrimos as portas da Europa para produtos ou investimentos, divulgando o facto baseado na qualidade e eficiência do trabalho em Portugal?
É um disparate Sr Pinho, como sendo um Ministro ( não sei do quê) muito bem pago pelo erário publico, deveria ter cuidado com aquilo que sai da sua ‘boca de charroco’ .
Mais dr Manuel Pinho, a China é o pais com mais habitantes, já tem a mão de obra mais barata e mais desregulamentada do mundo, para que raio é que precisa da nossa?

Sem comentários: